domingo, 20 de junho de 2010

MANIPULANDO O DESTINO

* Retirado do livro conversando Contigo! (Zibia Gasparetto) Espírita

Certa vez uma senhora me procurou:
- Preciso de sua ajuda. Estou sofrendo muito. Não guento mais!
- Qual é o problema?
- Tudo começou quando me apaixonei. Conheci um homem e fiquei louca por ele. Fiz tudo para conquistá-lo, mas não consegui. Ele não me dava bola. Não me conformei. Ele tinha que ser meu. Então, consegui um retrato dele e fui procurar uma mulher que uma amiga me indicou. Ela fez um "trabalho" para ele gostar de mim.
- E conseguiu?
- Consegui. Nós nos casamos. Mas não deu certo. Ele não era o que eu pensava, vivemos brigando, minha vida é um inferno. Ele é inseguro, se agarra em mim para tudo, me fufoca, estou a ponto de explodir. São cinco anos de sofrimento. Tentei me separr, mas ele não quer de jeito nenhum. Acho que é por causa do trabalho que eu fiz. Eu não o quero mais. Vim aqui para a senhora desmanchar tudo.
Aconselhei-a a ter paciência com ele, a procurar equilibrar-se e tentar ajudá-lo. Depois de tê-lo atraído para sua vida, o mínimo que ela podia fazer era assumir o problema e buscar uma boa solução. O que mais eu poderia fazer? Aquela união não fora programada pelo destino. Aquelas que a vida programa, mesmo entre pessoas que não tem afinidade e não conseguem manter um bom relacionamento, trazem a compensação da aprendizagem. Um tem algo a ensinar ao outro e a vida os une. Algumas vezes, acabam se entrosando, mas quando se separam, quase sempre é porque aprenderam o que precisavam, e a partir daí seguem rumos diferentes.
Nossas crenças geram nossas atitudes, nossas atitudes mostram nossas necessidades espirituais, nossas necessidades espirituais criam nosso destino. Somos nós, com nosso arbítrio, quem o programamos. É confortante saber que podemos mudar e reprogramá-lo. Ele não é fatal. Só se mantém enquanto continuarmos pensando e agindo da mesma forma. Esse é o carma.
A vida, perfeita e sábia, colocou em nossas mãos o poder de criar, mas como ainda somos crianças espirituais, ela nos protege e ensina, orientando nosso crescimento. Seja qual for nossa atitude, mesmo a mais infeliz, ela tira proveito e acaba transformando-a em um bem. Nossos erros trazem sofrimentos, mas sempre aprendemos muito com eles.
Assim sendo, confiar na vida é seguro. Nossa visão da realidade é muito limitada. Nos enganamos com facilidade. A paixão, seja lá do que for, ilude.
Por essa razão é que uma boa dose de bom senso, de atenção e questionamento interior pode evitar muitos aborrecimentos.
Quando você deseja ardentemente alguma coisa, esforça-se para obtê-la. Contudo, é bom lembrar certos valores espirituais e nunca ir além do que é ético. Nunca fazer aos outros o que não quer para você. É importante estabelecer esses limites e fugir da complicação. A vida faz tudo simples. Complicou, está errado. Se não consegue o que pretende, o melhor que tem a fazer é não insistir. Você não sabe o futuro. Com certeza, ele lhe está algo melhor. Espere e verá. Quantas vezes nos decepcionamos por não ver nosso desejo satisfeito e, mais tarde, os fatos nos mostram que foi melhor assim?
Manipular a vida é impossível. Ela é livre e incontrolável. Reconhecer isso é sábio. Forçar a barra, não respeitar o direito dos outros, fazer valer sua vontade custe o que custar, manipular o destino, só vai causar sofrimento.
Quando você força a barra e ela lhe concede o que deseja, é para que tome consciência de seu engano. A responsabilidade é sua. Além da decepção, você vai atrair para si as pessoas que manipulou e em cuja vidas se envolveu. Elas passarão a fazer parte de seu destino, com todos seus problemas e necessidades. Dessa forma são criados muitos laços entre as pessoas que não tem afinidadae e que poderiam passar sem conviver intimamente. Quantos filhos, pais, irmãos, maridos, esposas, unidos pelo destino, foram determinados por essa falta de aceitação dos limites que a vida impõe?
Se você está vivendo uma experiência dessas, se está sendo forçada a conviver com pessoas com as quais não se afina, verifique como esta seu grau de aceitação. Você vive tentando manipular as coisas? Se deseja viver melhor, libertar-se, deixe de lado a queixa e aceite o que não pode mudar. Quanto às pessoas que a incomodam, enquanto cultivar a inimizade, não se livrará delas. Tente perceber o que elas têm de bom. Todos têm esse lado, não seja implicante. Acabar com a inimizade é a chave para desligá-las de você. Não é isso o que quer? Experimente e verá.

Manipular a vida é impossível.
Ela é livre e incontrolável.
Reconhecer isso é sábio,
poupa muito esforço, desilusão
e sofrimento.
Que nossos pais com toda clareza e doutrina sempre possa estar nos afastando de todos estes sentimentos e momentos difíceis, e como diz o texto se for para crescimento espiritual muito que bem mas, se não...vamos fugir disto tudo e aguardar o que o destino nos reserva de bom.
Estes textos servem de reflexão até mesmo para os irmãos em desenvolvimento, porque existem tantas pessoas necessitando de ajuda na saúde, um filho ou amigo que se envolveu com bebidas ou drogas, algum casal em desalinho mas que já convivem juntos, que possa sempre ser feita a harmonia e ajuda, mas sem forçar a barra. Encontrar o parceiro certo...faz parte do destino é como conquistar seu futuro, seu serviço o Povo pode ajudar mas não manipule estes para forçar que ocorra...Deus está cuidando de tudo...uma ótima noite... e bons sonhos e realizações a todos nós.

Nenhum comentário: